PARTE 2
Início da Era Jacto
Ao longo da sua história, a TAAG utilizou um vasto leque de aeronaves para a realização das missões definidas pelo modelo de negócios, sujeito a constantes mudanças. Na actual fase moderna, a Boeing tem merecido, ao longo dos anos, a preferência da companhia.
Com efeito, a era jacto tem início em 1973 com a aquisição de dois B737-200, que seriam entregues em 1976. A primeira destas aeronaves chega a Angola a 3 de Março. No total a TAAG adquiriu oito destas unidades.
Quatro anos mais tarde, em 1977, a TAAG adquire três B707 à companhia britânica British Caledonian. Posteriormente foram comprados mais dois à TAP.
Com a aquisição destas aeronaves, inicia-se o rápido crescimento da TAAG. As estatísticas são suficientemente elucidativas. Em 1977 a TAAG transporta 230.000 passageiros em voos domésticos, atingindo no ano seguinte os 795.947. Nos voos internacionais, no mesmo período, o número de transportados é de 130.838. São transportados também 43.095 toneladas de carga e correio num ano. As aeronaves da TAAG voam 31.852 horas, percorrendo 18 milhões de quilómetros.
Ainda em 1977 são adquiridos pelo governo diversos aviões de fabrico russo para as duas companhias nacionais. A TAAG fica com quatro YAK-40 e a CTA com quatro Antonov AN-26. O Yak-40 tinha a capacidade de 32 lugares e a velocidade de 600kms por hora.
A 13 de Fevereiro de 1980 é publicado no Diário da República o Decreto nº 15/90 que cria a Empresa Linhas Aéreas de Angola, UEE, abreviadamente designada por TAAG, que continua a tradição da DTA.
Em 1986 a TAAG transporta um milhão de passageiros. A queda brusca dos preços do petróleo e o agravamento da situação político-militar no País exigem da Empresa esforços para que não estava dimensionada nem preparada. A paralisação quase absoluta dos transportes rodoviários e aéreos forçam a TAAG a suprir as dificuldades de transportes voando entre as principais cidades com ocupações raramente abaixo dos 100% da oferta. Durante anos a TAAG foi o único elo de ligação entre as cidades do País.
Dez anos depois, em 1990 para substituir os B707, é introduzido o Lockheed L-l011 Tristar, num aluguer de longa duração à TAP. Este tem a capacidade de 250 Passageiros com uma velocidade de 900kms por hora. Neste ano, a TAAG transporta 700 mil passageiros e cerca de 60 toneladas de carga e correio.
A partir de 1991, a TAAG desdobra-se em duas novas empresas autónomas: uma vocacionada para voos charter de carga e passageiros, a Angola – Air Charter, e outra, operadora de pequenos aviões de passageiros, para o serviço de táxi-aéreo e multi-propósito a operar em voos especializados de desinfestação, combate a incêndios, etc. – a Sociedade de Aviação Ligeira, S.A.R.L. assegurando um serviço de qualidade aos seus passageiros.
A 20 de Março de 1993 é aberta a Linha de Harare, Zimbabwe. A linha de Joanesburgo é aberta em 1994. No ano seguinte é reaberta a linha de Lusaka.
Em 1996, um B747-300, em versão Combi, a que se deu o nome de “Cidade do Kuito” em homenagem ao povo mártir daquela cidade, substitui o L-101.
Às 11 horas e 11 minutos do dia 11 de Novembro de 2006, em que Angola comemorava 31 anos de Independência, a TAAG e a cidade de Luanda receberam 5 novos aviões, sendo três Boeing 737-700NG (baptizados de Calandula, Tundavala e Maiombe) e dois Boeing777-200E (baptizados de “11 de Novembro” e Cuito Cuanavale).
A este evento fica também ligado o records dos B777-200ER, em que o voo inaugural levou 16 horas e 40 segundos, sem reabastecimento entre a cidade de Seattle nos estados Unidos e Luanda em Angola. Esta performance fica registada na história da aviação civil Mundial. Foi batido também o record da entrega por um fabricante de aeronaves de cinco aeronaves novas de uma só vez.
A estes factos estão ligados os Comandantes angolanos do B777-200ER: José Maria Dionísio, Osvaldo Mendes, Horácio Júnior e José Luís Prata. No B737-700: os Comandantes Araújo de Vasconcelos, Hélder Ramos, Rui Tavares, António Bezerra, João Macedo e Fernando Ramos.
Em Março de 2007 é entregue o quarto B737-700NG, designado Luena. Em Agosto de 2008 é entregue o terceiro B777-200ER.
Os modernos B737-700NG da TAAG, destinados ao transporte de passageiros, comportam 120 lugares, sendo 12 na classe executiva e 108 na classe turística.
Os aviões 777-200ER têm capacidade para transportar 255 passageiros distribuídos por três classes: 14 em primeira classe, 51 em executiva e 190 em classe turística. Estes aviões 777-200ER dispõem de áreas para repouso dos tripulantes, permitindo aos tripulantes de cabine e aos pilotos repousar em privado, afastado dos passageiros e sem ocupar lugares geradores de receitas. A zona superior, reservada para descanso da tripulação, está dotada de cadeiras e camas, uma característica dos aviões Boeing 777 que possuem um perfil transversal mais largo e mais alto, comparando com as aeronaves concorrentes desta classe.
Os logótipos também têm sofrido alterações, com a mudança de designações.
O logótipo inicial foi mudado em 1962 com a introdução dos F-27, assim como em 1973 quando se transformou em Empresa e passou a chamar-se Transportes Aéreos de Angola. Em 1976, com a introdução dos B737 sofre uma nova alteração, que se mantém até aos nossos dias.
Recorde-se que, em 1974 havia mais de vinte Aeroclubes em Angola que visavam a formação de pilotos, “Baptismos do Ar”; tratamento de “Asma” (?); transporte por fretamento para viagens de negócios, passeio ou emergências.
Em outro dia coloco a PARTE 3.
Abraco,
NS